quarta-feira, 23 de abril de 2008

Quanto ao futuro...

Sobre o título: para quem não leu A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, procure e depois me pergunte se eu acredito em sorte.

Lembra daquela última vez na qual você precisou muito de.. de.. do que mesmo?
Por que passamos constantemente por um processo de busca sem metas muito definidas?

Essa adolescência de hoje em dia está perdida.

Quando dizem que o ser humano tem medo do caos e por isso impõe padrões a todos os elementos à sua volta, esquecem-se de que a cada dia nascem esses seres incríveis chamados crianças. Que não muito tarde resultam em nós.
Parece que o caos é um jeito travesso de nos divertirmos. Penso - não, melhor, afirmo - que ainda é muito cedo para tentar conquistar a 'estabilidade'. Primeiro, o que faríamos de nossas outras décadas se realmente conseguíssemos isso? Segundo: notem as aspas. Crianças de dezessete anos sabem o que é isso?
Nesse período, no qual a maioria das pessoas pensa em uma porção de carreiras, problemas familiares e a necessidade de comprar um calçado de marca, conseguir uma companheira - e aí vai da opção de cada um - parece um bom sinal de estabilidade. Mas as risadas, os gestos carinhosos, a atenção sistemática parecem nos entediar. Gradualmente, dão lugar à saudade das aventuras - não seria ótimo ir ao cinema novamente para ver se alguém do outro lado da sala reparou em você? E sorrir com aquele ar de quem não está, nas mínimas proporções, acorrentado a algum dever?
Sim, por isso eu me referi ao grupo acima como 'a maioria': porque, afinal, para quem tem Mastercard, uma balada aqui e ali é a forma de se sentir livre. E aí você deixa passar alguns anos para chegar a outro ponto: algum dia alguém será sério comigo? Chega então, de uma das aulas mais chatas do último ano de faculdade, e lembra daquela cartinha guardada, da primeira pessoa que realmente pareceu retribuir. Parecia realmente bom. Agora seria perfeitamente estável.

E chega do trabalho, pega o telefone da sua casa recém-reformada e decide: dessa vez eu estou pronto.




"A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo." (Peter Drucker)

Um comentário:

60B disse...

bom, eu pelo menos vou sentir falta da cartinha (: